3.22.2006

Cara eu ganho, coroa você perde

“Falam muito no destino. Até nem sei se acredito”
Vitor Ramil - Deixando o pago

“Quem tem brilho ainda precisa de fé e vontade
E batalhar que o tempo sempre trás toda a verdade”.
Natiruts – Tenha os olhos sempre abertos

O filme “Match Point” fala muito de sorte ou azar, pelo menos pro Gabriel. Ok, fala disso, mas para mim é mais, é sobre a fragilidade humana. Não vou dizer que quem é bom não precisa de sorte, mas ela não deixa de ser uma questão de viés (muito) pessoal. O que um chama de sorte, outro chama de acaso, aquele denomina destino e outro sentencia probabilidade estatística.


A própria expressão “Match Point” traz diversas divagações. Este é um termo vindo do esporte, do tênis ou do vôlei. Quem ganha um jogo? O melhor ou o mais sortudo? Mais ainda, o “Match Point” é o ponto final, o ponto decisivo, quem o faz ganha, o outro perde. Assim revelando a fragilidade de um frente ao outro, a vitória.

E existe vitória em relacionamentos???

Afinal, “Match Point” é também ponto de encontro, ou ainda “Igualar, casar, emparelhar” para se ter o “Match Point” é necessário se ter um momento de igualdade, o zero a zero, o “eu não te conheço e você não me conhece, vamos comparar nossas vidas”. O melhor professor que tive e vou ter na graduação já disse: não há encontro sem deslocamento no espaço”.


Ou seja, somente no encontro há a troca, do que quer que seja. Apenas no contato entre duas pessoas elas podem sair da inércia de seus “auto-autismos”, da impermeabilidade e “refratariedade” da nossa vida com nós mesmos. É no encontro, ou na decisão, que se revela a fragilidade. Ali é preciso se abrir, um pouco que seja, para se mostrar ao outro, e receber algo do que ele pode/quer te passar. E sorte ou azar são apenas nomes dados a algumas das tantas coisas que acontecem no ínterim de nossos encontros. As fragilidades das personagens do filme acabam se revelando quando elas passam a se encontrar, por coincidência (sorte?) ou propositalmente. Ali, elas não conseguem mais fazer (muito) semblante, o que ainda assim é um meio de se proteger da própria fragilidade, como em um casamento fracassado e de aparências. Desta feita elas têm que decidir o rumo de suas vidas

Match Point. Enfim, um ponto decisivo ou de encontro?

Se a vida é um jogo, o ponto é decisivo. Se não for, não deixa de ser, afinal é uma só. Mas melhor que eu, Vinícius (Samba da Benção):


Feito essa gente que anda por aí brincando com a vida
Cuidado, companheiro!
A vida é pra valer
E não se engane não, Tem uma só
Duas mesmo que é bom, ninguém vai me dizer que tem
Sem provar muito bem provado
Com certidão passada em cartório do céu
E assinado em baixo: Deus
E com firma reconhecida!
A vida não é brincadeira, amigo,
A vida é a arte do encontro
Embora haja tanto desencontro pela vida


13 comentários:

Anônimo disse...

Belo filme, casadinho.

Pri Zorzi disse...

Pri Zorzi, matando aula de Social I, vem aqui conferir a atualização semestral do blog do Maurinho.

Gostei do texto, mas acho que me perdi nele algumas vezes. De qualquer forma, achei legal o raciocínio que tu fizeste em cima do assunto... Pensarei nisso, hehehe...

Jo disse...

meu amor!

eu tanto te incomodei pra escrever esse post e depois fiquei me demorando pra comentar =D então aí vai:

amei demais esse post! tu descreve bem como o filme é, em vários aspectos, e sobre o que mais nós, psicólogos :D, nos interessamos: o homem e seus sentimentos, idéias, pensamentos, fraquezas...e por aí vai...

bem...seja por coincidência, sorte ou propositalmente!, eu to amando ta contigo agora e qeuro conhecer tdo d ti, incluindo tuas fragilidades :D

t'amo dmais!! bjim ;***

Anônimo disse...

Massa, brother.
Esse é um ponto que significa muito mas tb, quase nada. Dá uma falsa sensação de que o jogo foi ganho ali mas, na verdade, o jogo foi sendo ganho, ou perdido, com o tempo.
Gostei deste "Escolher uma identidade" que tem aqui na caixa de comentários. Voltarei.

lu castilhos disse...

A inércia talvez seja a proteção de um ser frágil e a vitória, o início de um azar.

Anônimo disse...

Maurício não estava prestando atenção ao filme. Eu testemunhei isso.

Ao contrário, Bücker: o jogo está sendo ganho (ou perdido) ao longo do tempo, mas - em determinadas situações, e principalmente nas mais especiais - há um momento que marca o exato limite entre a vitória triunfal ou a derrota absoluta. É o sexto penalty da seqüência.

E não leiam o que o Maurício escreveu. Ele não estava prestando atenção ao filme; preocupou-se mais em deixar arranhadas as bochechas da MCB. Eu testemunhei.

Anônimo disse...

Ah, a redundância daquele que não revisa o que escreve... Desprezem o primeiro parágrafo do comentário, e prestem atenção o último do Bücker (especializando-se na arte edsonesca de tirar água de pedra e sentido do que é imperceptível).

Anônimo disse...

Legal ser citado na crônica.
Sabes, o texto me faz pensar em toda a minha experiência como tenista (sem, claro, contar uma festa vestido de guga, na minha época de gigantes madeixas): é no jogo que se joga, no fim que se ganha ou perda, ao longo dos sets que se configura o resultado, mas, e isso é muito importante, o verdadeiro tenista aprende a jogar batendo bola na parede. Vcs q são boleiros, sabem a necessidade de faz embaixadas e ficar com a bola próxima do pé, só para eles estarem bem acostumados juntos antes da gloriosa, ou nao, separação.
Au voir à tous

Anônimo disse...

Francês é mó coisa de putinho.

lu castilhos disse...

Tsc, tsc, tsc...inveja é triste...

lu castilhos disse...

Gostei da fotinho :)
Avisa a Jô que não tenho mais acesso ao Orkut, por isto não sei o que ela me deixou de scrap...
Acabei não anotando o endereço do blog dela. Pede pra ela me passar?

Espero não perder contato com vcs!!!

Um super bjo!!
Lu

Anônimo disse...

Eu publiquei um texto sobre cu, no meu blog. Com fotos.

Carol Disegna disse...

ainda tenho que assistir a esse filme.. mas enfim, belo post, e eu tava com saudade de "falar de ti".

e pra continuar a "polilinguidade" do teu blog, aqui na italia nao se escolhe uma identidade, se scegli un'identità.

beijo!!!!!!!!!!!