4.22.2005

E dá!

“Limitações são criadas pela nossa mente”
Provérbio Chinês em um card do Johnnie Walker – Keep Walking


Fato 1: 2001 - O time fodasso do Brasil enfrentava a baba do Equador em Quito, pelas eliminatórias da Copa de 2002. Em campo Rivaldo, Ronaldo e Romário, que somados têm 5 Troféus Bola de Ouro, de melhor jogador do ano - em 14 disputados. Contra eles o poderoso equador de Poroso (hein?!), Burbano (Que porra é essa?) e Kaviédès (com 2 acentos mesmo! Fala sério).
A torcida que lotava o estádio cantava timidamente: Si, se puede. Si, se puede. E não é que o Brasil jogava mal, e o Equador começou a ir para cima? E aquele pequeno sussurro começou a aumentar... Si, se puede! Si, se puede! Si, se puede! Si, se puede!
Crescendo, crescendo, até explodir no gol de Delgado, aos 4 minutos do segundo tempo!
Socos, no ar, bandeiras tremulando, Rogério Ceni com cara de babaca e Juninho Paulista com cara de choro. A torcida era ensurdecedora, SI! SE PUEDE! SI! SE PUEDE! Um a zero , placar final.

Fato 2: 2004 - Esperançoso (para não chamar de louco) no não rebaixamento do tricolor, Edo do No Agressus, lança o bordão “E dá” mostrando ainda haver chances matemáticas daquela naba em forma de time não ser rebaixado. Não deu, o Grêmio se fudeu, mas o bordão “E dá” pegou.

Fato 3: 2005 - Felipe Bücker (conhecido pela comunidade do Vale dos Sinos como Goiaba) mais Frank e um cara que não sei quem é, sobem um morro na Argentina. Eles têm poucas horas, para subir até o cume e descer, pois se escurecer eles tão comidos e mal pagos. Cansados, com muito trabalho pela frente, com suas barrigas de ceva, preparo físico de sedentários, alimentação de estudantes que moram sozinhos e pulmões de fumantes inveterados eles vêem um grupo de desconhecidos descer o mesmo monte. Notando o esgotamento dos brazucas e com aquele sentimento que só quem já esteve na mesma “m” pode sentir, eles gritam para o trio: Si, se puede. Si se puede. Sem dúvida ajudou, E deu!

Fato 4: 2003 – Na psico estudava uma menina chamada Samanta, chamá-la de linda seria muito pouco, pois essa palavra já é vulgarizada. Também não colocarei uma foto dela por motivos éticos. O que posso dizer é que ela era considerada a Rainha da Psicologia (toda!), tinha olhos cor de mel (quando eu os vi entendi finalmente o que eram olhos cor de mel) era loira, com sotaque de “Bêinto” e cintura de Barbie. Ela é minha madrinha, porém, madrinha qualquer vagabundo têm, para distingui-la das reles madrinhas Samanta virou uma Fada madrinha. É, a mina era Fada!
Pois então, agora imaginem um cara gordinho, quietão, que escreve poesias, não pratica esportes, pouco entrosamento com mulheres e que, de quebra, fez uma, ou duas, ou três, poesias para ela, e as deu! Coisa de loser. Não entrarei nos méritos de parceria pq o fato do cara ser brother nunca fez ninguém pegar mais mulher, pelo contrário até.
Pausa, quando fui num jogo da Libertadores do Grêmio com Samanta ela simplesmente gerou uma “Ola” na geral de tanto neguinho se levantando para falar obviedades e me chamar de sócio. Fim da pausa.
Ah, o cara é o maior dançarino de forró da faculdade (na minha frente até), só que ela era tímida então não dançava. Uma noite no falecido Elo Perdido lá estava ele deprimido porque uma mina meia boca que ele queria ficar estava com um cara qualquer (sem senso de defesa futebolisticamente falando). Então começou a conversar com Samanta, que estava de saia colegial e já tinha ceifado os dedos de 89,6% dos homens que estavam na boate. E aí?? NIGGA WHAT??
Pegou! Não, namorou! E ainda namora, e “sei lá mais o que” que eu nem queria saber.

Aí que está.
Se o Equador conseguiu, o Edo acreditou, o Bücker chegou lá, o Poeta se deu bem, o Santo André ganhou a Copa do Brasil e o Ipatinga o campeonato mineiro..
...Eu posso, o professor pode, tu pode
SI,
SE
PUEDE!

6 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei comovido. Sério.

É por isso que eu gosto de jogar contigo, guri.

No primeiro feriado de maio publicarei o mesmo post com um adendo, e sabeis qual é. Si, se puede.

Anônimo disse...

Li todo o teu blog (hauhauahau) e gostei mto do post sobre o orkut..escrevi um artigo sobre isso..acho que um dos maiores defeitos do sistema é não ter faquinhas e espadas...queria dizer que odeio as pessoas.Anyway:elas não poderiam me deletar..acho que isso espantaria esse tipo de gnt que vai adicionando profiles sem conhecer o povo.
Sobre o post da sociedade do espetáculo..tu terminaste ele mto bem...
Eita..gostei daqui.Outra hora eu volto.Bjs!

Anônimo disse...

Si, se puede.
Uma vez tavam falando algo sobre tirar a camiseta dentro do Dado Bier, algo como se fosse impossível. Meu irmão (o famoso Manão, Big Brother, cara mais pica do planeta) ouviu a conversa por cima e comentou: "Dá sim, eu já fiz isso". Si, se puede.
Ahn, funcionárias gatinhas da UFRGS... si, se puede.

Anônimo disse...

Excelente.

Um post épico, amigo Maurinho. Eu também fiz campanha acreditando na salvação do Grêmio em 2003, onde fui bem sucedido. Em 2004, não deu. Mas poucos foram os que, como tu, perceberam a beleza que existe no simples fato de acreditar.

Subir esse ano mesmo perdendo na primeira rodada? E dá!

Aquele abraço!

Anônimo disse...

Na boa, nunca senti tanta energia em um texto teu. Cara, q beleza, " e dá", bordão mto melhor do que aquele "tinha um cara que nao sabia o que era impossível, foi lá e fez!"
Em primeiro lugar, é melhor porque essa frase é típica de entrevistado do antigo e sepultado programa da xuxa de domingo. Em segundo, porque tah longe de ser impossível.
E objeto a é o caralho, porque isso é o olhar da tua mãe, nao qualquer desses desejosinhos passageiros que a gente tem na vida. E desejosinho a gente consegue pedindo, na boa, sem estresse. Só precisa de um jeitinho.

Comentário nada a vê e só mais uma coisa: "E dá, dá na barbada e de barbada..."

Anônimo disse...

Kralho Maurinhu... te puxou hein garoto? Mt bom o post,emocionante mesmo...
valeu, acrescentou algo ao meu dia :P